2019/04/09

O porque do blog:

Eu estava pensando em fazer um blog faz tempo, mas eu ia cria-lo quando terminasse um dos meu projetos, porem eu tenho um problema de deixar as coisas pela metade, eu penso: "vou dar um tempo e depois eu termino", entretanto acaba me faltando vontade e deixo o projeto parado.
Então to criando o blog sem ter projeto nenhum mesmo, pra ver se pelo menos eu termino um.
(se isso for possível, risos).
Como coloquei o nome do blog só como "jaderlink" além de postar sobre os meu projeto vou colocar outras coisas que possa ser de ajudar pra vocês.


bem os projetos parados:
(sim, todos os meus projetos envolve jogos eletrônicos)

* Romhack de pokemon (GBA)
* Mod de RE4
* Mod de textura (fonte) pra o jogo "Pharaoh"
* Custom map desafio para o terraria.
* fazer um programa em C# (aprender a programar)
----


- Sobre a romhack  de pokemon (GBA):

Acho que esse é meu projeto mais antigo, é o mais antigo que se arrasta ate hoje, e é o que menos tive progresso pratico. (pra se ter ideia, eu tinha começado a fazer os preparativos em 05/2017, mas já tinha essa ideia anos antes).
Explicando: uma romhack de pokemon e basicamente pegar uma rom de pokemon(gba,gbc,gb) e edita-la para criar um novo jogo. Para isso tem vários programas que ajudam a editar o arquivo, mas da também pra editar tudo via hexadecimal.
Andamento do projeto: parado
Eu já tenho vários programas para me ajudar na edição e vários conhecimentos (eu sei editar e crias os scripts presente na rom, esse linguagem  foi batizada de "pokescript").
No começo do projeto eu queria catalogar a rom todinha, mas como tinha uma quantidade imensa de coisas para catalogar, acho que foi a primeira vez de deixei esse projeto de lado. Print: imagem
Dai ano passado em dezembro eu voltei o projeto, eu fiz o "roteiro" do que ia ter na rom, basicamente as ordem q os mapas iam ficar, e onde ia colocar os "itens keys", na verdade eu já tinha um pre-roteiro, mas era só uma folha com uma desenho de um mapa. Nesse tempo eu comecei a a fazer pequenas edições na minha romhack, mas que mais acabei fazendo foi um monte de testes pra ver como o jogo se comportava, o que me levou a descobrir certas limitações indesejadas, (na verdade eu já sabia que no romhacking havia varias limitações, mas por esse não esperava). A ideia da minha hackrom é fazer um jogo com uma alta dificuldade colocando uma quantidade absurda de inimigos (Treinadores Pokémon rivais), porem tem uma limitação não esperada na quantidade de treinadores que eu posso colocar no total (acho q uns 0x2FF) eu achava q dava pra ir ate 0xFFFF, porem os ids acima de 0x300 causam conflito na memoria ram do jogo. O que me levou a fazer pesquisas em cima da WRAM, a qual me confirmou as sobreposições das informações na wram, esse pesquisa esta semi-concluída (motivo:  na época que estava fazendo isso, um amigo meu me chamou pra ajudar num projeto de um jogo que ele estava fazendo, então larguei oque estava fazendo pra ajudar-lo). Com essas pesquisas acabei tendo uma ideia pra burlar esse limite de ids usando as "variáveis"(var), porem como não tive tempo para pesquisar/testar, não sei se funcionara do jeito que imaginei.
Então concluo aqui, sobre o que já progredir nesse projeto.



- Sobre o mod de RE4 (resident evil 4)

Acho que esse é o segundo projeto antigo, o objetivo aqui é fazer um mod que edita os inimigos ( a quantidade, o tipo, e onde ele aparece no mapa), edita os itens disponível no mapa, a ordem dos itens keys, e também mudo as "porta de load" (as portas onde você entra e aparece loading) para levar para outros mapas ao invés da ordem original.
Andamento do projeto: parado (motivo, casei de levar crash na cara por um tempo)
Inicio desse projeto foi em 21/08/2018, porem já tinha essa ideia bem mas tempo, desde 09/2016, mas aqui nesse época não sabia editar os arquivos .dat dos mapas, então esse projeto de 2016 é diferente do atual.
Nesse também já tenho o "roteiro" pronto, onde defino a ordem dos mapas, onde ficam os itens keys etc. E tenho já um pouco de "mão na massa", tenho acho q 5 mapas editados, oque não é nada, pois isso nem é a primeira parte pronta, q são 10 mapa no total (e falando em partes, são 14 partes no total , com media de 8 a 12 mapas por parte) .
Como eu disse anteriormente, esse eu dei um tempo por estar de saco cheio de levar crash na cara, e essa não é a primeira vez q "desisto", a primeira vez  foi de ficar levando crash o dia inteiro no primeiro mapa do jogo.
Prints de eu testando o jogo: akiakiakiakiakiakiakie aki.


-  Mod de textura (fonte) pra o jogo "Pharaoh".
Bem o jogo pharaoh, é um jogo q eu tinha/tenho um interesse de jogar, porem a fonte do jogo eu achei que dificultava  a leitura, então procurei na internet um jeito de mudar a fonte, porem não achei nada, então decidi fazer um mod para modificar a fonte do jogo eu mesmo.
Esse projeto é o que mas esta perto de ficar pronto, só falta eu ter vontade de termina-lo.
 Andamento do projeto: parado (motivo: estou com preguiça de editar as texturas dos caracteres da fonte, são 139 imagem para cada fonte).
Explicação: o jogo não trabalha com fontes .ttf, mas sim com imagens q fica dentro de arquivos .555 e com arquivo de configuração no formato .SG3, eu tive que descobrir como editar os tamanhos das imagens deu trabalho, mas consegui. Então podendo fazer os caracteres do tamanho que eu quiser eu comecei fazendo com uma fonte de tamanho 12, porem me deparei com limitações, além da limitação de altura das letras, na qual já tinha conhecimento e já estava dentro no meu planejamento, eu tive uma limitação de largura, das letras terem ficado muito largas e fazendo ter sobreposição de texto no jogo. (imagem), além de ter um problema que me desanima muito que é o deslocamento irregular dos caracteres das letras acentuadas, causado pelo .exe da versão inglesa. (imagem)
prints de algumas fontes editadas: imagem


- Custom map desafio para o terraria.
Esse projeto, como o titulo diz, é um mapa custom q tem um desafio para o jogo terraria. A ideia é fazer uma mapa extremamente estreito, obrigando o jogador a jogar economizando espaço. Essa ideia não é bem original, pois tive vendo um outro mapa de um autor no qual não lembro nome, no qual seu mapa tem a mesmo proposta, mas no seu mapa não da pra chegar no hardmode e muito menos no moon lord, sendo q no meu projeto é o mapa ir ate derrotar o moon lord.
Eu tenho mas primeiras edições do mapa, porem eu tinha ido dormir e no outro dia n]ao continuei e acabei largando o projeto.
Status; projeto parado não sei quando volta.
N tem print, pois quando tava editando não tirei nenhuma.


-  fazer um programa em c# (aprender a programar)
Esse projeto é recente, não faz nem duas semana q tive essa ideia, o programa  q eu tive em mente é pra editar os ids dos treinadores (estou falando sobre a romhack de pokemon) e poder editar com facilidade o método na qual usa VAR para eu burlar a quantidade de ids q eu posso usar no jogo.(sim, eu nem testei pra ver se isso vai funcionar do jeito  q eu quero, mas já quero fazer um programa pra facilitar eu editar) (bem, pois o que eu estiver pensando n]ao funcionar, basicamente vou ter que desistir do projeto da romhack e engaveta-la de vez).

---

Bem para concluir, por em quando acho q são só esses os projetos q me dariam motivos para criar um blog.

@Edit: 2022-08-27, o texto é o mesmo, só fiz correção de português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário