2023/01/03

Re4 Quad Extreme Editor: Edite os arquivos ESL, ETS, ITA e AEV em um editor com um cenário em 3D.

Atenção Nova versão Disponível Aqui: https://jaderlink.blogspot.com/2024/07/blog-post.html 



Re4 Quad Extreme Editor é um programa feito por mim (JADERLINK), é escrito em C#, usa net.framework, e OpenGL.

Para ter a modelagem em 3d o programa necessita dos arquivos "xfile.dat" e "xscr.dat", arquivos da versão do jogo da ubsoft, extraídos pelo programa "gca".

Conforme expliquei no vídeo de divulgação/explicativo:


Sendo os termos:

Classic: a versão da Ubsoft (2005/2007)
UHD: a versão da Steam (2014)


Movimentação:

Uso o botão esquerdo do mouse pra mover a câmera, e  para se deslocar pelo mapa use WASD e Shift e Espaço, e também com o Control terá uma movimentação diferente da câmera.
E com o botão direito do mouse poderá selecionar os objetos no cenário, e junto com o Control, poderá fazer uma multi seleção.


Update:

versão 1.0.1

Principais mudanças:

  • Arrumado as rotações dos PMDs dos cenários, antes usava uma rotação que eu fiz manualmente, agora eu peguei as rotações dos .smd de seus respectivos cenários, então agora eles são 97% iguais a como esta no jogo, porem pode ter uma diferença ou outra. (Não foi verificado todos os cenários). Nota: no programa tambem foi mudado a ordem que a rotação dos .PMD são carregados, então os arquivos .json antigos da pasta "data" são incompatíveis com a nova versão.

  • Adicionado suporte ao antigo OpenGL, versões 2.* e 3.* o programa vai informa que esta usando o "Old OpenGL", a para as versões 4.* vai informar que esta usando o "Modern OpenGL", o programa vai escolher qual modo de OpenGL automaticamente, mas você pode forçar o uso de um mode em específicos no arquivo "data\Configs.json", colocando umas das tags como "true": "ForceUseModernOpenGL" ou "ForceUseOldOpenGL".

Correções de bugs:

  • Corrigido a rotação em Z no "pad", para os itens do arquivo AEV classic, pois estava crashando o programa. (Nesse caso, não tem rotação).
  • Corrigido a exibição da rotação dos inimigos nos eixos X e Z, antes estava diferente do que é exibido no jogo.
  • Arrumado a posição do objeto ETM 0x05, pois antes esta em uma posição diferente que a do jogo.


Download:

Link para download

Link para o projeto no Github


Perguntas e Respostas:

P: Quando tempo você levou para fazer o programa?
R: Comecei em Fevereiro de 2022 e terminei em Dezembro de 2022, mas foi feito somente no meu tempo que estava livre, pois tenho um trabalho de 8,5 horas por dia (5 dias por semana).

P: Por qual motivo você quis fazer esse programa?
R: basicamente é um sonho de adolescência, pois naquela época era muito complicado de fazer modding do jogo, mas já naquela época já existia o "Guad64", no qual veio a inspiração de layout do programa.


Qual outras duvidas deixar os comentários, e caso tiver erros e informações erradas no programa favor me avisar.


At.te: JADERLINK

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