Tutorial de como editar o cenário r100 no qual esta dividido em 7 arquivos SMD, em um único arquivo OBJ usando o "RE4-UHD-SCENARIO-SMD-TOOL", tool feito por JADERLINK (que no caso é eu).
0) Agradecimento adicional a "zatarita", "Mr.Curious", "Biohazard4X" e "kTeo" pela ajuda do funcionamento do r100;
(Etapa 1 Pré-requisitos e Informações iniciais)
1) Primeiro leia esse tutorial "RE4 UHD Tutorial Editando Scenarios SMD"
2) As informações omitidas nesse tutorial estão presentes no tutorial acima!
3) Segue a baixo a lista de arquivos SMD usados:
* File0 = St1\r100_00.dat\r100_00_000.SMD
* File1 = St1\r100_01.dat\r100_01_000.SMD
* File2 = St1\r100_02.dat\r100_02_000.SMD
* File3 = St1\r100_03.dat\r100_03_000.SMD
* File4 = St1\r100_04.dat\r100_04_000.SMD
* File5 = St1\r100.udas\r100_005.SMD
* File6 = St1\r100.udas\r100_004.SMD
4) Ao extrair para o OBJ, parte da vegetação do cenário vai estar faltando, que na verdade são texturas/efeitos que estão dentro do arquivo .EFF.
* Segundo o "zatarita" são os "EFF groups: 2, 8, 10, 11, 12, 13"
* Então caso você queira remover essa vegetação ou move-la, você terá que editar o arquivo "St1\r100.udas\r100_008.EFF", no qual não vai ser explicado nesse tutorial;
5) As partes do cenário (no caso os arquivos SMD), são controlados pelo arquivo "St1\r100.udas\r100_024.BLK", no qual esse arquivo BLK, não será explicado nesse tutorial;
6) Nesse tutorial vou explicar a como editar mantendo as 7 partes, ou substituir tudo por um único arquivo SMD;
7) O arquivo PACK usado por esse cenário é o "44000100.pack", nesse tutorial vou pular a explicação desse arquivo, então vou considerar que você tenha esse arquivo extraído na pasta;
(Etapa 2 Extraindo os arquivos)
8) Nesse tutorial vou extrair os arquivos .DAT e .UDAS usando o JADERLINK_DATUDAS_TOOL
9) da pasta "pasta do seu jogo\BIO4\St1\" copie os arquivos citados abaixo para a pasta contendo o JADERLINK_DATUDAS_EXTRACT.exe, e extraia os arquivos:
* r100.udas
* r100_00.dat
* r100_01.dat
* r100_02.dat
* r100_03.dat
* r100_04.dat
10) Copie ou mova os arquivos citados abaixo para a pasta contendo o "RE4_UHD_SCENARIO_SMD_TOOL.exe"
* r100\r100_004.SMD
* r100\r100_005.SMD
* r100_00\r100_00_000.SMD
* r100_01\r100_01_000.SMD
* r100_02\r100_02_000.SMD
* r100_03\r100_03_000.SMD
* r100_04\r100_04_000.SMD
11) Para extrair os SMD você vai precisar do arquivo "R100.r100extract", esse arquivo já vem junto com o programa.
Caso os seus arquivos SMD tenham outros nomes, você deve editar o arquivo "R100.r100extract", e mudar os nomes para os nomes dos seus arquivos, nota: você não pode mudar a ordem dos arquivos;
(o FILE5 e FILE6 são os arquivos do UDAS)
12) Para extrair use o arquivo BAT : "RE4_UHD_SCENARIO_SMD_TOOL R100.r100extract.bat"
No qual vai gerar vários arquivos:
(Etapa 3 Explicando os arquivo)
13) Aqui temos dois grupos de arquivos, no qual cada um serve para um proposito:
* Grupo 1: são os arquivos contendo "allparts" no nome, serve para editar o cenário mantendo as 7 partes;
* Grupo 2: são os arquivos contendo "custom" no nome, serve para converter todos os 7 arquivos em um único arquivo. (para fazer isso tem uns passos adicionais.)
(Nota: você vai usar somente um dos grupos)
14) Lista de arquivos do Grupo 1:
* R100.allparts.r100repack
* R100.allparts.obj
* R100.allparts.mtl
* R100.allparts.idxuhdtpl
* R100.allparts.idxmaterial
* R100.FILE_0.idxuhdsmd
* R100.FILE_1.idxuhdsmd
* R100.FILE_2.idxuhdsmd
* R100.FILE_3.idxuhdsmd
* R100.FILE_4.idxuhdsmd
* R100.FILE_5.idxuhdsmd
* R100.FILE_6.idxuhdsmd
* pasta "r100_00_000"
* pasta "r100_01_000"
* pasta "r100_02_000"
* pasta "r100_03_000"
* pasta "r100_04_000"
* pasta "r100_004"
* pasta "r100_005"
15) Lista de arquivos do Grupo 2:
* R100.custom.idxuhdscenario
* R100.custom.obj
* R100.custom.mtl
* R100.custom.idxuhdsmd
* R100.custom.idxmaterial
* R100.custom.idxuhdtpl
* pasta "R100"
16) Nota: nas pastas estão os arquivos BIN e TPL que são usados pelos arquivos "idxuhdsmd", e também são usadas para gravar os arquivos BIN ao fazer o Repack, então com essa explicação, não será mais falado sobre essas pastas nesse tutorial.
17)Nota2: referente aos arquivos "idxuhdsmd", ele tem o mesmo funcionamento que foi explicado no tutorial anterior, então não serão explicados nesse tutorial, (mas ao final do arquivo vou esta colocando alguns adendos sobre esses arquivos);
(Etapa 4 usando o Grupo 2)
18) essa etapa do tutorial é uma explicação é para que quer trocar os vários arquivos SMD por um único arquivo SMD, então só faça esse passo a passo, caso você queira fazer isso.
19) Nota: esse único arquivo SMD, tem um limite máximo de 255 arquivos BIN. (no qual eu testei e confirmei);
20) para editar a modelagem 3D use o arquivo "R100.custom.obj", toda a explicação do tutorial anterior serve para esse arquivo (a exportação também é feita do mesmo modo que foi explicado no tutorial anterior).
21) Para fazer o Repack use o arquivo "R100.custom.idxuhdscenario", no qual vai gerar o arquivo "r100_004.SMD";
22) coloque o arquivo "r100_004.SMD", dentro da pasta "r100" criada pelo "JADERLINK_DATUDAS_EXTRACT.exe", esse passo pode ser feito varias vezes.
23) Atenção o passa a passo abaixo deve ser feito apenas uma vez, e é muito importante faze-lo, se não o jogo crasha.
24) Na pasta "r100" delete/remova o arquivo "r100_005.SMD", para que nessa pasta tenha somente um arquivo SMD.
25) No arquivo "r100_00.idx" mude o texto "File_5 = r100\r100_005.SMD" para "File_5 = r100\r100_005.OFF", para que no arquivo UDAS, tenha somente um arquivo com a extensão SMD
Para o arquivo "r100.idxJ" mude o texto "DAT_005:r100\r100_005.SMD" para "DAT_005:r100\r100_005.OFF";
26) Na pasta "r100" abra o arquivo "r100_024.BLK" com um editor Hexadecimal, nesse caso vou usar o HxD:
27): Apague todo o conteúdo do arquivo e cole o conteúdo destacado abaixo (e salve o arquivo):
42 4C 4B 00 00 01 00 00 00 00 00 00 14 00 00 00 14 00 00 00 CD CD CD CD CD CD CD CD CD CD CD CD
28) fim das etapas que é para ser feito apenas uma vez.
29) Pronto agora você pode fazer o Repack do arquivo UDAS, para isso você vai precisar do "JADERLINK_DATUDAS_REPACK.exe"
30) Nota: os arquivos r100_00.dat, r100_01.dat, r100_02.dat, r100_03.dat, r100_04.dat, serão ignorados pelo jogo, então seu conteúdo não importa, se você quiser pode ate deleta-los, ou trocar por um conteúdo em branco.
31) Nota2: o arquivo "r100_005.OFF", não precisa existir na pasta "r100", e nem ter conteúdo.
(Para os avançados: ele pode ter qualquer formato, menos SMD)
(Etapa 5 usando o Grupo 1)
32) Para caso você não tenha feitos os passos anteriores, e queira editar o cenário usando os 7 arquivos, segue o tutorial abaixo:
33) Notas sobre o arquivo "FILE_5:r100_005.SMD":
* serve apenas como um repositório para arquivos BIN compartilhados, as "SMD Entry" contidas nele não são usadas pelo jogo.
* esse é o único SMD que tem o arquivo TPL com conteúdo, os arquivos TPL dos outros SMD estão em branco;
34) Notas sobre o arquivo "FILE_6:r100_004.SMD":
* esse é o único arquivo que tem um "header" diferente, você não vai precisar editar esse header diretamente, o programa vai fazer esse trabalho por você;
* nesse arquivo tem os modelos que são animados, então você não pode remover as "SMD Entry" dele.
* Os modelos desse arquivo são carregados em todas as parte do cenário.
35) Notas sobre os SMD que estão dentro dos arquivo DAT:
* Os "SMD Entry" desses arquivo fazem uso de arquivo BIN que estão dentro deles e de arquivos BIN que estão dentro do arquivo "100_005.SMD";
(explicarei melhor mais abaixo)
* Cada SMD é carregado em uma parte especifica do cenário , então sua modelagem tem que ficar dentro dessa área, Essa área é definida pelo arquivo .BLK (no qual não vai ser explicada o funcionamento dele nesse tutorial);
36) Para editar o modelo 3D use o arquivo "R100.allparts.obj", use a configuração de importação que foi explicada no tutorial anterior;
(Etapa 6 usando o Grupo 1 - Informações importantes)
37) Como explicado o tutorial anterior: No Blender cada objeto Representa uma "SMD Entry", o nome do objeto é muito importante para o repack, segue abaixo a explicação de cada campo:38) Exemplo de Objetos:
* FILE_0#SMD_000#SMX_013#TYPE_08#BIN_002#
* FILE_0#SMD_002#SMX_254#TYPE_10#BIN_001#CommonBIN#
* FILE_1#SMD_000#SMX_004#TYPE_08#BIN_004#
* FILE_4#SMD_021#SMX_254#TYPE_10#BIN_003#CommonBIN#
* FILE_6#SMD_000#SMX_000#TYPE_09#BIN_002#
39) Explicação:
* considere tudo que foi explicado no tutorial anterior, irei explicar somente as mudanças.
* no lugar de "UHDSCENARIO" temos "FILE_" que representa de qual é o arquivo;
(são FILE_0, FILE_1, FILE_2, FILE_3 FILE_4, e FILE_6);
* a Numeração de SMD ID e de BIN é por arquivo;
* os ID do SMX são referente a somente um arquivo SMX;
* Sobre os BIN compartilhados:
* todos os objetos que tem "TYPE_0?" o arquivo BIN esta no próprio arquivo;
* todos os objetos que tem "TYPE_1?" o arquivo BIN esta no arquivo "r100_005.SMD"
(nesse objetos tem escrito "CommonBIN" isso é apenas um comentário, para ficar mais fácil de identificar)
* se você quiser, pode mudar "TYPE_1?" para "TYPE_0?", ou vice e versa;
* cada arquivo pode ter a quantidade de "SMD Entry" que você quiser;
* o "FILE_6:r100_004.SMD", não tem BIN compartilhado, então não sei se ele pode ter.
* você não é obrigado a ter BIN compartilhados;
40) a quantidade de "SMD Entry" é definida pelo campo "FILE_?_SmdAmount" (onde ? é o ID do file) no arquivo "R100.allparts.r100repack";
41) Explicação do arquivo: R100.allparts.r100repack
* # é um arquivo "idxuhdscenario" avançado para comportar vários "idxuhdscenario" juntos;
* # contem os mesmos campos que o "idxuhdscenario", porem o nome dos campos começam com "FILE_?_" onde ? é o Id do arquivo;
(Etapa 7 usando o Grupo 1 - Exportando do Blender para OBJ)
42) Considere a configuração de exportação a mesma usada pelo tutorial anterior;
(Etapa 8 usando o Grupo 1 - fazendo o Repack usando o "R100.allparts.r100repack")
43) já com o OBJ exportado e o r100repack editado caso necessário, para fazer o Repack use o bat: "RE4_UHD_SCENARIO_SMD_TOOL R100.r100repack.bat"
(Nota: para fazer o repack com o MTL na mesma pasta dele, deve ter a pasta com as texturas)
(nota: caso você tenha modificados as texturas lembre também de fazer Repack do "PACK" e colocar de volta em "pasta do seu jogo\BIO4\ImagePackHD\" )
44) ao fazer o Repack vários arquivos serão gerados, os mais importantes são os arquivos SMD, no qual você vai colocar de volta cada um na sua respectiva na pasta e fazer o Repack do arquivo UDAS e dos arquivos DAT.
45) explicação de cada arquivos gerado pelo Repack:
* Será gerado os arquivos (idxuhdsmd):
* Nas pastas:
"r100_02_000",
"r100_03_000",
"r100_04_000",
"r100_005"
47) * Magic:0140 = campo em hexadecimal, do tipo "ushort", contem 4 caracteres;
* O Magic "0140" é somente usado no arquivo r100_004.SMD;
* Os arquivos de Magic "0000", não podem ser extraídos pela minha tool. são de um cenário beta não usados pelo jogo;
48) * ExtraParameterAmount:5 = esse campo somente existe quando o Magic é "0140", o valor tem que ser sempre 5;
* Ele representa a quantidade de campo que vou especificar abaixo;
49) * ExtraParameter0:11 = Quantidade de "SMD Entry" do arquivo "File0 = St1\r100_00.dat\r100_00_000.SMD"
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