2023/11/28

RE4 UHD BIN TOOL - Documentação: IDXUHDTPL

Esse post faz parte da documentação do programa/tool: JADERLINK/RE4-UHD-BIN-TOOL

1) o arquivo "IDXUHDTPL" é gerado pela tool quando é passado por parâmetro o arquivo "TPL";

2) o arquivo "TPL" é um arquivo em binário que representa um conjunto dados destinados a associar os arquivos de imagens dentro dos arquivos PACK a um arquivo BIN;

3) Então "IDXUHDTPL" é uma versão de texto editável do TPL;

4) Ao passar o arquivo "IDXUHDTPL" como parâmetro para a tool ela ira gerar um novo "TPL";

(Explicando o conteúdo do Arquivo IDXUHDTPL)

5)  # a linha começada com # são comentários, são ignorados pelo programa;
        (linhas em branco também são ignoradas pelo programa);

6)  # Dentro do arquivo a conteúdo que são opcionais e podem ser omitidos, nessa documentação estarei colocando todos os conteúdos/comandos possíveis;

7) # os parâmetros/comandos são separados por : dois pontos;

8) # cada objeto dentro do TPL vou chamar de "TPL Entry";

9) # segue abaixo a lista de comandos: 
       * os comando não faz diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas;

(Comandos)

10) TPL_000 = todos novo "TPL Entry" começa com "TPL_???" onde ??? é o ID (índice) do "TPL Entry";
        * o valor numérico esta em decimal
        * preferencialmente o valor numérico deve ter 3 caracteres;
        * vai de 0 a 254 (valores maiores que esses o arquivo BIN não reconhece)
        * campo obrigatório;

11) PackID:00000000 = esse campo é o ID do arquivo PACK;
        * é um ID numérico, o valor esta em Hexadecimal;
        * o valor deve conter 8 caracteres;
        * campo obrigatório;
        * o valor Default é 00000000, esse arquivo pack não existe, então sempre tenha esse campo;
        * ao extrair o TPL esse campo sempre esta presente;

12) TextureID:0000 = esse é o ID da textura dentro do arquivo PACK;
        * o valor desse campo esta em decimal;
        * vai de 0 ao um valor muito grande;
        * o campo é obrigatório;
        * o valor Default é 0000, para caso esse campo não exista;
        * esse campo esta sempre presente ao extrair o TPL;

13) PixelFormatType:00 = esse campo especifica o tipo de textura;
       * campo obrigatório;
       * campo em hexadecimal;
       * para esse campo precisa ser preenchido 2 caracteres, mas ele é do tipo "uint";
       * ao ser passado o arquivo  IDXUHDTPL com um MTL para a tool, esse campo é sobrescrito;
       * o valor Default é 00;
       * segue a baixo a lista de valores que você pode usar:
            * 0E = use esse valor para todas as texturas DDS
            * 00 = use esse valor para texturas TGA de ALPHA que são usadas no campo "opacity_map" do IDXMATERIAL;
            * 03 = use esse valor para texturas TGA de NORMAL que são usadas no campo "bump_map" do IDXMATERIAL;
            * 06 = use esse valor para texturas TGA que são usadas no campo "custom_specular_map" do IDXMATERIAL; 

14) width:1 = representa a largura da imagem;
        * campo em decimal;
        * campo obrigatório;
        * ao ser passado o arquivo  IDXUHDTPL com um MTL para a tool, esse campo é sobrescrito;
        * o valor Default é 1;

15) height:1 = representa a altura da imagem;
        * campo em decimal;
        * campo obrigatório;
        * ao ser passado o arquivo  IDXUHDTPL com um MTL para a tool, esse campo é sobrescrito;
        * o valor Default é 1;

16) # os campos citados abaixo são opcionais, e são omitidos ao extrair caso o valor do campo seja igual o Default;
        * não sei qual são as funções desses comandos, então não vou explica-los;

17) wrap_s:1 = valor Default:1
        * campo em decimal, tipo "uint";

18) wrap_t:1 = valor Default:1
        * campo em decimal, tipo "uint";

19) min_filter:1 = valor Default:1
        * campo em decimal, tipo "uint";

20) mag_filter:1 = valor Default:1
        * campo em decimal, tipo "uint";

21) lod_bias:0 = valor Default:0
        * campo em decimal, tipo "float";

22) enable_lod:0 = valor Default:0
        * campo em decimal, tipo "byte";

23) min_lod:0 = valor Default:0
        * campo em decimal, tipo "byte";

24) max_lod:0 = valor Default:0
        * campo em decimal, tipo "byte";

25) is_compressed:0 = valor Default:0
        * campo em decimal, tipo "byte";

26 # fim do "TPL Entry" o próximo "TPL Entry" é iniciado com TPL_001 por exemplo;
        * Nota: a numeração do TPL não precisa esta em ondem no arquivo;
        * Nota: caso haja numeração repetida a segunda ocorrência será ignorada;

(Conclusão)

27) A nomeação dos campo, foi feita seguindo a documentação de "mariokart64n" e "zatarita" do arquivo "tpl.hexpat" (nome interno: TPL Parser), versão 1.1.1;

Documentação escrita por JADERLINK;
Data: 2023-11-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário