2024/08/23

RE4 Documentação Arquivo .pack

Referente ao arquivo .pack (e .pack.yz2) para as versões de UHD e PS4/NS

é um Contêiner de imagens, é Little Endian, a estrutura do arquivo é a mesma com a exceção que que os offsets para o UHD é de 32 bits, e para PS4/NS os offsets são de 64bits.
Além de claros, os formatos das imagens armazenadas nos arquivos também são diferentes entre as versões, segue abaixo das imagens permitidas entre cada versão do jogo:

UHD:
Arquivo .DDS = Magic: 0x 44 44 53 20
Arquivo .TGA = Mafic: 0x 00 00 02 00  ou  00 00 0A 00

sendo os DDS dos tipos: DXT1, DXT5, DXT3, (UVER NVTT DXT1), (tipo não identificado)
Nota: isso são referente as imagens encontradas originalmente no jogo. 

PS4:
Arquivo .GNF = Magic: 0x 47 4E 46 20
Arquivo .TGA = Magic: 0x 00 00 02 00

sendo GNF um tipo de imagem especifico do ps4 (esse é o formato mais usado)
e o TGA é usado somente para o efeito de neblina nos pack usados nos cenários.
print: https://i.imgur.com/WpYbnEV.png

NS (Switch):
Arquivo .DDS = Magic: 0x 44 44 53 20

sendo os DDS dos tipos: DXT3, DXT5, DX10, (tipo não identificado)
Nota: nessa versão só tem arquivo DDS
Nota2: editando o pack, coloquei TGA e funcionou (no emulador pelo menos)

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Atenção: Para TGA na verdade ele não tem um Magic no inicio do arquivo, os valores já são dados dos arquivos. porem são sempre os mesmo dados.

Referente as Tool: para UHD é uma tool, e para PS4/NS deve ser usada outra tool, para extrair corretamente os arquivos.

Compressão:
no UHD os arquivo packs são comprimidos com .LFS
e para PS4/NS são comprimidos com .FEN
você deve descomprimir o arquivo antes de extrair os packs.

Hexpat
arquivo que informa a estrutura dos arquivos, usar no ImHex: https://imhex.werwolv.net/ 

Para UHD: https://pastebin.com/R880vzCn
Para PS4/NS: https://pastebin.com/jQXJjPLU

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especificação dos formatos de texturas:

TGA:
https://paulbourke.net/dataformats/tga/
https://en.wikipedia.org/wiki/Truevision_TGA

DDS
https://learn.microsoft.com/en-us/windows/win32/direct3ddds/dx-graphics-dds-pguide
https://en.wikipedia.org/wiki/DirectDraw_Surface

GNF
Não tem, não descobriram, o povo usa um programa vazado de devtoolkit do ps4, para converter para GNF.
Tem dois projetos que tem informações sobre arquivo:
https://github.com/tge-was-taken/GFD-Studio
https://github.com/xdanieldzd/Scarlet
https://github.com/D3fau4/image2gnf
Nota: a fazer tool para converter para um formato de GNF compatível com o RE4.

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