Todas as informações que vou trazer aqui vou usar também como referencia as informações do Zatarita:
https://github.com/Zatarita/re4-wiki/blob/main/Final/PC/mdt.md
https://residentevilmodding.boards.net/thread/15827/mdt-file-specification
https://github.com/Zatarita/re4-wiki/blob/main/Final/PC/fnt.md
Existem duas Versões/Tipos de MDT:
* MONO: o arquivo conta com um único idioma.
* MULTI: contem um conjunto de arquivos MONO, no caso são de 6/8 idiomas dentro desse arquivo.
(Para saber qual é qual, os arquivos multi sempre começam com 06000000 ou 00000006)
No arquivo MULTI a ordem dos idiomas é a seguinte:
0) Japanese
1) English
2) French
3) German
4) Italian
5) Spanish
6) Chinese (ID 6)
7) Chinese (ID 9)
Info Sobre as Versões do Jogo:
(informações somente para os idiomas Europeus,
desconsiderar Japanese e Chinese)
Nota: mesmo que a versão seja de um único idioma, o arquivo MULTI vai ter todos os idiomas,
mesmo não sendo utilizado, mas pode ser que tenho texto inválidos.
Nota2: então o idioma Japanese esta em todas as versões do jogo, mesmo que não de para seleciona-lo.
Nota3: o idioma Chinese só esta presente nas versões UHD/PS4/NS
GC: Big Endian, esse é o que tem a menor tabela de char, nota: a versão inglesa do jogo os outros idiomas presente no arquivo Multi contem textos inválidos. (char 0x80 até 0x13F)
WII/PS2/2007/PS3/X360 = contem a tabela de Char de mesmo tamanho (char 0x80 até 0x17F)
UHD/PS4/NS = contem a tabela de Char de mesmo tamanho (char 0x80 até 0x1FF)
Nota4: nem todos os char são usados pelo jogo, para usar todos os ids de char validos você deve editar o arquivo FNT.
Nota5: os idiomas Japanese e Chinese tem mais de uma tabela de char(glifos). Enquanto os idiomas europeu compartilham somente uma tabela de char(glifos).
Sobre os Caracteres de Controles:
Os ids a partir de 0x80 são os caracteres impressos na tela por exemplo 0 char 0x80 é o char de espaço.
Ja os Ids de 0x00 até 0x7F são caracteres de controles que tem funções especiais.
Nota: são somente usados os char até id 0x15, de 0x16 até 0x7F nunca são usados pelo jogo. e não deve ter funcionalidades (não use).
Tabela do que cada char de controle faz:
Value 0x00:
Zatarita Name: Start
Jaderlink Name: &Start;
Has Modifier: NO
Description: Toda string/entry começa com esse valor, na minha tool é omitido esse char.
Value 0x01:
Zatarita Name: End
Jaderlink Name: &End;
Has Modifier: NO
Description: Todas string/entry termina com esse valor, depois desse valor, todos o resto é ignorado, então pode ser considerado lixo.
Value 0x02:
Zatarita Name: Insert
Jaderlink Name: &Insert;
Has Modifier: YES
Modifier: Line Number
Description: Insira outra string/entry do MDT da Room. (Nota: não vi esse char de controle ser usado no jogo)
Value 0x03:
Zatarita Name: Newline
Jaderlink Name: 

Has Modifier: NO
Description: faz uma quebra de linha no texto.
Value 0x04:
Zatarita Name: Newpage
Jaderlink Name: &NewPage;
Has Modifier: NO
Description: faz uma quebra de pagina no texto, isto é, ele apaga o texto e sobrepõem.
Value 0x05:
Zatarita Name: Speed
Jaderlink Name: &Speed;
Has Modifier: YES
Modifier: Print Speed
Description: Velocidade em que os caracteres são impressos na tela, quanto maior o numero, mais demorado é para mostrar os caracteres na tela.
Value 0x06:
Zatarita Name: Color
Jaderlink Name: &Color;
Has Modifier: YES
Modifier: Color Index
Description: Altera a cor de todo o texto que vem depois deste ponto. As cores são determinadas por uma tabela de cores codificada. Cada versão tem cores ligeiramente diferentes disponíveis.
Value 0x07:
Zatarita Name: Option
Jaderlink Name: &Option;
Has Modifier: NO
Description: Uma opção para uma pergunta. (use as que já existe no jogo)
Value 0x08:
Zatarita Name: Pause
Jaderlink Name: &Pause;
Has Modifier: NO
Description: "Aguarde a entrada do jogador", isto é, pausa o texto, e espera o jogador confirmar para exibir o próximo texto. (se não tiver esse comando no final da frase, ele ser exibido e fechado autenticamente)
Value 0x09:
Zatarita Name: Sleep
Jaderlink Name: &Sleep;
Has Modifier: YES
Modifier: Sleep Duration
Description: Espera por um período específico antes de continuar.
Value 0x0A:
Zatarita Name: Quantity
Jaderlink Name: &Quantity;
Has Modifier: NO
Description: A quantidade do último item pego. Isso é persistente entre salvamentos e salas.
Value 0x0B:
Zatarita Name: Left Justify
Jaderlink Name: &LeftJustify;
Has Modifier: YES
Modifier: Justification Left
Description: Distância do lado esquerdo da tela onde a mensagem aparecerá.
Value 0x0C:
Zatarita Name: Top Justify
Jaderlink Name: &TopJustify;
Has Modifier: YES
Modifier: Justification Top
Description: Distância do topo da tela onde a mensagem aparecerá.
Value 0x0D:
Zatarita Name: Unknown
Jaderlink Name: &0xD;
Has Modifier: YES
Modifier: Unknown
Description: Atualmente não se sabe o que isso faz; no entanto, o código-fonte indica que ele faz algo e possivelmente recebe um modificador. (Nota: não vi esse char de controle ser usado no jogo)
Value 0x0E:
Zatarita Name: Return
Jaderlink Name: &Return;
Has Modifier: NO
Description: Retornar de uma inserção. Nota! Se isso for chamado em uma string que não foi inserida, ele bloqueará o jogo. Qualquer referência a uma entrada MDT separada requer que esse caractere retorne o controle de volta para a string principal.
Value 0x0F:
Zatarita Name: Core
Jaderlink Name: &Core;
Has Modifier: YES
Modifier: Line Number
Description: Insere uma string/entry de core_006.mdt
Value 0x10:
Zatarita Name: Last Pickup
Jaderlink Name: &LastPickup;
Has Modifier: NO
Description: O nome do último item pego. Isso persiste entre salvamentos e salas.
Value 0x11:
Zatarita Name: Item
Jaderlink Name: &Item;
Has Modifier: YES
Modifier: Line Number
Description: Insere uma string/entry de core_017.mdt (esse é o mdt que tem o nome dos itens)
Value 0x12:
Zatarita Name: Character
Jaderlink Name: &Character;
Has Modifier: YES
Modifier: Character Index
Description: Insere um nome de personagem. Isso é usado somente durante cutscenes de walkie talkie (chamada de radio) e só funciona sob certas circunstâncias. Os valores modifier validos são:
0: Leon
1: Hunnigan
2: Salazar
3: Saddler
Nota: esse nomes são codificados em um MDT.
Value 0x13:
Zatarita Name: ????
Jaderlink Name: &0x13;
Has Modifier: NO
Description: valor somente presente nos idiomas Japanese e Chinese, função desconhecida.
Value 0x14:
Zatarita Name: ????
Jaderlink Name: &0x14;
Has Modifier: NO
Description: somente usado no arquivo "font/trc.mdt" da versão de PS4/NS, não sei para que serve, mas foi utilizado no mesmo lugar que poderia ser colocado um &Pause;
Value 0x15:
Zatarita Name: ????
Jaderlink Name: &0x15;
Has Modifier: NO
Description: somente usado no arquivo "font/trc.mdt" da versão de PS4/NS, não sei para que serve, mas foi utilizado no mesmo lugar que poderia ser colocado um &Pause;
Avisos:
Os char que tem o campo "Modifier" significa que o proximo char é um valor de configuração para esse char.
Nota6: os caracteres de controles, são os mesmos para todos os idiomas e todas as versões do jogo.
Porem a tabela de caracteres visíveis são diferentes entre os idiomas.
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